domingo, 1 de agosto de 2010

Alguem sabe o que é Cyberbullying?

       Boa Noite Leitores, venho falar acerca de um assunto muito importante no meio sócio digital, que é sobre os famosos cyberbullying.
A melhor definição que encontrei sobre o tal é: Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem. - Bill Belsey (wikipedia)
O grande fato é que estamos deparando nos dias de hoje com o surgimento dessa nova Tendência digital e criminosa. Por sua vez os cyberbullying consiste no ato de, intencionalmente, criança ou adolescente, fazendo uso de novas tecnologias, denegrir, ameaçar, humilhar ou executar outro qualquer ato mal-intencionado dirigido a criança ou adolescente. Essa tal violência virtual vem acontecendo diretamente na Internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente pela rede. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vitima se sente acuada mesmo na vida real.

Especialistas afirmam que a Internet facilita ainda mais o mau comportamento ou o comportamento anti-social. O anonimato permitido pela Internet encoraja os agressores, já que eles se sentem protegidos das conseqüências de seus atos. Muito se fala no cyberbullying mencionando somente crianças e adolescentes, mas não se limita a eles. Existem relatórios que mencionam professores como vítimas, com alguns sendo forçados a desistir de lecionar devido a aborrecimentos constantes. Alguns garotos utilizam a tecnologia como uma forma de se rebelar e de insultar autoridades. Muitos dos jogadores online que se envolvem e sofrem com o cyberbullying são adultos.
Caracteristicas de um Cyberbullying:

Criar comunidades, tipo no Orkut, para humilhar ou denegrir alguém. 
Criar sites pessoais ou perfis falsos com a finalidade de falar mal ou falar mentiras dos outros. 
Criar e expor fotos montagens. 
Filmar ou fotografar agressões ou coisas constrangedoras e postar na Internet.
Fazer ameaças por e-mail, MSN, Orkut, ou coisas do género. 

A tecnologia permite que, em alguns casos, seja muito difícil identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de impotência. O uso de computadores ou de tecnologias de informação de forma criminosa. particularmente através da Internet , para causar o dano físico, ou virtual a objetivos políticos, religiosos, ou pessoais.
O objetivo deste mateial é disseminar ideias, ações e notícias sobre o combate ao bullying. Você pode participar enviando suas ideias. Entre em contato. Não permita bullying em sua casa, escola, trabalho etc. Façamos a nossa parte.

Esse e nosso primeiro contato, logo em breve pretendo aborda mais profundo sobre esse assunto, no mais agradeço a todos e por um motivo de pura solidariedade leu esse artigo e com certeza plena se enriqueceu com tal assunto e importância.

Grato!

Bruno Bonfim.