quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fluídos Hidráulicos



É o conhecimento de leis que regem o transporte, a conversão de energia, a regulação e o controle do fluido agindo sobre suas variáveis (pressão, vazão, temperatura, viscosidade, etc).
Também chamado de óleo hidráulico, são um grande grupo de fluidos usados como o meio de transmissão de energia em maquinário hidráulico, sendo qualquer equipamento ou dispositivos que possuam um sistema hidráulico de transmissão de energia e força. O único elemento mais importante no sistema hidráulico, é o fluido trabalhando. As características do fluido têm um efeito crucial sobre o desempenho e vida do equipamento. É importante usar um fluido limpo e de alta qualidade, a fim de que o sistema hidráulico opere com eficiência.
Os modernos fluidos hidráulicos são compostos complexos que são cuidadosamente preparados para atingir as exigências de suas tarefas. Além do que para ter um fluido base, os fluidos hidráulicos contém aditivos especiais para fornecer características desejadas:
Essencialmente, um fluido hidráulico tem quatro funções primárias:
  1. Transmitir potência
  2. Lubrificar partes móveis
  3. Vedar folgas entre conjuntos
  4. Dissipar calor
Para realizar de forma apropriada essas funções primárias e ser prático de um ponto de vista de segurança e custo, um fluido hidráulico deve ter as seguintes propriedades:
  1. Boa capacidade de lubrificar
  2. Viscosidade ideal
  3. Estabilidade química e ambiental
  4. Compatibilidade com os materiais do sistema
  5. Extenso módulo de compressibilidade
  6. Resistência ao fogo
  7. Boa capacidade de transferir calor
  8. Baixa densidade
  9. Resistência à espuma
  10. Não ser tóxico
  11. Baixa volaticidade
  12. Ser barato
  13. Facilidade de utilização
Essa é uma lista desafiadora, pois em um único fluido hidráulico não é possível obter todas essas características desejáveis. O projetista deve escolher aquele fluido que esteja mais próximo do que seria ideal para sua aplicação particular.
Os fluidos hidráulicos também devem ser trocados com uma certa periodicidade, a freqüência não depende apenas do fluido mas também das condições de operação. Análises em laboratório é o melhor método para determinar quando um fluido deve ser trocado. Geralmente, um fluido deve ser trocado quando sua viscosidade e acidez aumentam devido ao envelhecimento ou contaminação do fluido. Preferivelmente, o fluido deveria ser trocado enquanto o sistema está em sua temperatura de operação. Dessa forma a maioria das impurezas estão em suspensão e serão drenadas.
Muitos fluidos hidráulicos forma descartados no passado devido a possibilidade que a contaminação existia - custava mais testar o fluido do que trocá-lo. Essa situação mudou como a necessidade de conservação dos fluidos hidráulicos desenvolveram-se. Hoje em dia, já dispomos de kits de teste de fluido hidráulico sendo um método rápido e fácil de testar a contaminação em fluido hidráulico. Até mesmo para pequenos sistemas hidráulicos podem ser testados. O kit de teste pode ser usado no local a ser determinado se a quantidade de fluido permite uso contínuo. Três qualidades chaves são avaliadas como indicadores: viscosidade, conteúdo de água e nível de contaminação por partículas estranhas.
É importante entender as características mais importantes em fluido hidráulico e seus efeitos sobre a operação dos sistemas hidráulicos.


BY.: Bruno Bonfim Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário