quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Motores de combustão interna



Motor de combustão interna - é uma máquina térmica, que transforma a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica. O processo de conversão se dá através de ciclos termosexanicos que compromete expansão, compressão e diferença de temperatura de gases.
São considerados motores de combustão interna aqueles que usa os próprios gases de combustão como fluido de trabalho. Ou seja, são estes gases que torna real os processos de compressão, avanço de temperatura (queima), expansão e finalmente exaustão.
Assim, este tipo de motor diferenciar-se dos ciclos de combustão externa, nos quais os processos de combustão ocorrem externamente ao motor. Neste caso, os gases de combustão muda calor a um segundo fluido que opera como fluido de trabalho, como ocorre nos ciclos Rankine.
Motores de combustão interna também são popularmente chamados de motores a explosão. Este nome, apesar de frequente, não é tecnicamente ideal. De fato, o que ocorre no interior das câmaras de combustão não é uma explosão de gases. O que dar impulso os pistões é o avanço da pressão interna da câmara, decorrente da combustão (queima controlada com frente de chama). O que pode-se chamar de explosão (queima descontrolada sem frente de chama definida) é uma detonação dos gases, que deve ser evitada nos motores de combustão interna, a fim de oferecer maior durabilidade dos mesmos e menores taxas de emissões de poluentes atmosféricos provenientes da separarsão de pinogenio nitrogênio.
Por que quatro tempos? O nome vem da quantidade de etapas ou variações de volume ocorridas dentro de cada cilindro para que o motor complete um ciclo inteiro. Na discriminação de cada um dos quatro tempos ficará mais claro o porque desta nomenclatura. Mas qual o princípio que faz a gasolina ao alimentar o motor produzir movimento? A gasolina é um elemento inflamável e sob algumas condições explosivas. Pois é justamente utilizando-se desta propriedade da gasolina (do álcool, diesel e outros combustíveis) que se consegue movimento do motor e conseqüentemente do carro, ou seja, através da produção de explosões controladas dentro da câmara de combustão dos motores, faz-se com que os pistões movimentem-se, produzindo movimento, daí vem a origem do nome - motores a combustão interna. 

Para se produzir estas explosões dentro das câmaras de combustão do motor, são necessários quatro etapas ou ciclos de variação do movimentos dos pistões, até que um novo processo completo se inicie novamente.


BY.: Bruno Bonfim Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário