sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mecânica - Bomba Injetora





Bomba Injetora é um sub-sistema de alimentação dos motores diesel. O sistema utilizado inicialmente em motores estacionários Rover é responsável pelo bombeamento de óleo em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes maquinas de navios, posteriormente nos veículos menores como caminhões e automóves.Consiste num sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustível.

O sistema é calculado para fornecer alta pressão de (Hoje chega-se a mais de 2000 Bar ) na agulha do bico (Firad)e assim vencer a contrapressão do oxigénio no interior do cilindro já comprimido. Essa operação que acontece no momento da compressão e exato instante que o êmbolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto morto superior, uma quantidade predeterminada de combustível é pulverizado. Na realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob pressão” e liberam a passagem do óleo, que entra atomizado na câmara e detona.

Os motores Série "B" usam BOMBAS INJETORAS DE COMBUSTÍVEL DO TIPO "DISTRIBUIDOR", ("bombas rotativas") fornecidas pela LUCAS/CAV. ou pela R. BOSCH. Em aplicação Komatsu a bomba injetora é em linha da Bosch, ressalto na árvore de comando. O fluxo de combustível se inicia quando a bomba de transferência suga combustível do tanque de combustível. A bomba de transferência fornece combustível a baixa pressão (20,7 a 48,3 KPa) (3 a 7 PSI) para o cabeçote do filtro de combustível, através do filtro, e finalmente para a bomba injetora.

Bombas injetoras em linha Tipo Bosch. São dois os tipos de bomba Bosch, o qual para a aplicação na escavadeira hidráulica Komatsu é aplicada a bomba para motores estacionários, o outro é para a aplicação veicular. Quanto ao outro tipo de Bomba Injetora é o CAV que é tipo rotativo, em que o fabricante tem como opção na aplicação.  A bomba injetora eleva a pressão do combustível para os valores necessários para serinjetado nas câmaras de combustão. Este combustível sob alta pressão é levado a cada injetor através de tubos individuais de alta pressão.


BY.: Bruno Bonfim Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário