O motor
de partida ou motor de arranque, como também é conhecido, tem o objetivo de
colocar em funcionamento o motor de combustão de um veículo, que não possui
força própria para começar a girar.
Ele é acionado eletricamente com ajuda da bateria, transformando a energia elétrica em energia mecânica, impulsionando o motor para a partida e garantindo um torque inicial elevado, já que neste momento existe resistência ao movimento, por causa da compressão e atrito do pistão, biela, árvore de manivelas, mancais, viscosidade do óleo e temperatura do motor. As resistências são ainda maiores quando o motor está frio.
Ele é acionado eletricamente com ajuda da bateria, transformando a energia elétrica em energia mecânica, impulsionando o motor para a partida e garantindo um torque inicial elevado, já que neste momento existe resistência ao movimento, por causa da compressão e atrito do pistão, biela, árvore de manivelas, mancais, viscosidade do óleo e temperatura do motor. As resistências são ainda maiores quando o motor está frio.
É formado,
basicamente, por uma carcaça de aço em formato cilíndrico, com mancais nas
extremidades que apóiam o induzido - um conjunto de lâminas cilíndricas que
giram e têm ranhuras axiais. No mancal, do lado do coletor, está localizado o
porta-escovas. As escovas são tensionadas por molas especiais contra os
coletores do induzido, transmitindo a corrente elétrica. Na parte externa do
mancal está o pinhão, empurrado por um garfo ao comando da chave magnética.
A
diferença entre os motores de partidas para motores ciclo Otto e Diesel é a
capacidade (potência). "Para acionar o motor de um caminhão é necessário
muito mais potência do motor de partida do que o motor de um carro. Em geral,
veículos com maior taxa de compressão precisam de maior potência na hora de dar
partida"
Manutenção
Por sua
concepção e funcionamento, o motor de arranque não apresenta danos,
principalmente em veículos novos. "É um componente que funciona somente na
hora da partida e depois não trabalha mais, em compensação é o maior consumidor
de bateria, já que trabalha sem a ajuda do alternador", explica Robson
Costa, gerente de produto da Valeo.
Uma dica
para seu cliente é que tome cuidado na hora da partida, não esquecendo de
voltar a chave à posição inicial e não forçar se o carro não pegar. Passar mais
de 10 segundos forçando o 2ª estágio da chave na ignição
gera
muito esforço e superaquecimento, favorecendo a queima do induzido e seu campo.
Outro erro do proprietário é acionar a chave quando o motor já está ligado. Isso gera sobre rotação, trazendo danos para todo o conjunto. Batidas ou pancadas na carcaça causam avarias e mau contato
Outro erro do proprietário é acionar a chave quando o motor já está ligado. Isso gera sobre rotação, trazendo danos para todo o conjunto. Batidas ou pancadas na carcaça causam avarias e mau contato
Como
detectar os defeitos
Se o
motor não pegar ao dar a partida, o reparador deve checar outros itens como:
bobina, combustível, ignição, enfim, problemas na linha de combustível e de
ignição do veículo, que são os mais comuns de ocorrerem. O mais importante é
que saiba detectar se o problema é realmente no componente. "Na
manutenção, a maioria dos possíveis defeitos são causados por ataques externos
ou de uso inadequado por parte de alguns condutores",
Um motor
de partida utilizado na aplicação correta pode ser substituído por outra marca,
mas os componentes internos devem ser do mesmo fabricante. Existem casos onde é
possível usar uma peça re-manufaturada da própria fábrica.
BY.: Bruno Bonfim Lopes
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