quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Seja um Profissional em Operação de Maquinas Florestal



O mercado que vem crescendo a cada semestre no Brasil, está ligado diretamente ao método de colheita mecanizada, onde envolver inúmeras empresas na colheita de eucalipto.
O operador tem um papel importante nesse processo de colheita, pois o mesmo se envolve desde o inicio da colheita ate o transporte da madeira, qualidade e desempenho estão ligados a competência e habilidade de um operador de maquinas florestal.
Devido à imensa diversidade de maquinas para abate de arvores, o mercado atual oferece vários tipos de curso, especificando e diferenciando um operador para a função designada.
Na década de 90, ocorreram os maiores avanços tecnológicos em máquinas utilizadas na mecanização da colheita florestal. Com a liberação das importações em 1993, as empresas fabricantes nacionais e internacionais disponibilizaram para o mercado brasileiro máquinas com alta tecnologia, produzidas nos países escandinavos (Suécia e Finlândia) e norte-americanos (Estados Unidos e Canadá).
A mecanização da colheita florestal no Brasil teve início na década de 70, quando varias empresas fabricantes de papel e de celulose passaram a utilizar motosserras profissionais, tratores agrícolas equipados com guinchos e pinça hidráulica traseira miniskidders, tratores desenvolvidos especificamente para o arraste de madeira skidders e gruas hidráulicas para o carregamento de caminhões
O operador competente é o que produz segundo os padrões de qualidade, produtividade e eficiência operacional e mecânica. Sendo possível relacionar a qualidade com o conhecimento, a produtividade com a habilidade e a eficiência operacional e mecânica com a atitude.
A aptidão é a potencialidade ou predisposição da pessoa em aprender determinada habilidade ou comportamento. A aptidão é inata e pode ser definida por meio das seguintes características: predisposição natural para determinado trabalho ou tarefa; existe sem exercício, sem treinamento ou aprendizado; é avaliada por meio de comparações; permite prognosticar o futuro do candidato na profissão; é a predisposição para aperfeiçoar-se por meio do trabalho. Um teste de aptidão oferece um prognóstico futuro do seu potencial de desenvolvimento. A aptidão devidamente exercitada através da prática transforma-se em capacidade (CHIAVENATO, 1993).
Se você é um profissional certificado na área de colheita mecanizada ou pretende entrar para esse mercado, aqui você poderá encontrar material de muita importância e potencial, para a realização de trabalho, apresentações de TCC, e para conhecimento individual.
O mercado atual está forte e crescendo a todo vapor, com a possibilidade de novas empresas atuarem em nossa região. Uma vez que o Extremo Sul da Bahia esta hoje entre uma das grandes potencia em colheita de eucalipto e geração de empregos diretos e indiretos.
Uma pessoa que se interesse a trabalhar como operador florestal nos dias de hoje, e preciso busca primeiramente conhecimento teórico e pratico, para poder estar bem preparado para atuar no mercado, somente assim obterá sucesso em alguma empresa na região.
Uma opção mais provável é trabalhar como TRAINEE, onde você pode está lidando no dia-a-dia com a vida e o cotidiano de um operador experiente, e ao mesmo tempo treinando a um ponto de poder esta gerando produtividade e receita. O salário de um trainee pode variar de 650,00 á 900,00 mais benefícios, isso pode variar de empresa para empresa e de metas a serem combinadas.
Já um operador experiente e com classificação, pode atual na região com media salarial que varia de 1.200,00 á 2.300,00 mais benefícios, sempre lembrando que muito deles trabalham com um piso salarial e mais produção, ou com o comprimento de metas, é claro que isso pode haver variações.
Com tudo o mercado vem mostrando a real necessidade de profissionais qualificados, que tenha comprometimento para estarem atuando no ramo e se realizando profissionalmente.

BY.: Bruno Bonfim Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário