A bateria tem a função de fornecer
energia ao motor de partida e ao sistema de ignição do automóvel,
além de alimentar todo o sistema elétrico quando o motor está
desligado. A durabilidade de uma bateria depende da qualidade do produto e
também do cuidado do motorista com o automóvel. Se a bateria for de boa
qualidade e se o sistema elétrico passar por manutenções preventivas, ela
pode durar até cinco anos ou mais.
Para aumentar a durabilidade da bateria , a
primeira orientação é garantir que o sistema elétrico do veículo esteja em
boas condições, nas especificações determinadas pelo fabricante e,
especialmente, que seja compatível com a capacidade do alternador.
componente fundamental para a durabilidade da bateria é o regulador de tensão do alternador, que, além de outras funções, controla a quantidade de energia que deve ser fornecida pelo alternador para a correta recarga da bateria.
componente fundamental para a durabilidade da bateria é o regulador de tensão do alternador, que, além de outras funções, controla a quantidade de energia que deve ser fornecida pelo alternador para a correta recarga da bateria.
O motorista também deve evitar ações que geram a descarga profunda
da bateria, como, por exemplo, manter os faróis, som ou luzes internas ligados,
enquanto o veículo está desligado. Outra orientação é não deixar o veículo por
vários dias sem funcionamento, pois, mesmo nessa condição, a bateria continua
fornecendo energia ao sistema elétrico do automóvel, como por exemplo, unidades
de comando, alarme, etc.
Por ser um dispositivo que funciona a partir de
reações químicas, a bateria também sofre muitas influências das variações
climáticas. Temperaturas muito altas aceleram o desgaste de seus
componentes, mas é no frio que o consumidor deve ter cuidado redobrado. As
baixas temperaturas causam contração dos componentes metálicos do motor, o que
torna a partida mais difícil e, conseqüentemente, há mais consumo da
energia. Portanto, o inverno é a melhor época para checar se a bateria está em
boas condições.
CICLO DE DESCARGA
No processo de descarga, o chumbo do material ativo das placas positivas se
combina com o radical sulfato do ácido sulfúrico, formando sulfato de chumbo
nas placas positivas. Ao mesmo tempo, ocorre uma reação similar nas placas
negativas. O chumbo esponjoso das placas negativas se combina com do ácido
sulfúrico,formando(PbSO4). Deste modo, ambas reações consome o sulfato do ácido
sulfúrico, fazendo com que haja cada vez menos ácido sulfúrico no eletrólito.
Portanto, à medida que a descarga progride, a densidade do eletrólito diminui.
A densidade do eletrólito pode ser medida com um decímetro.
CAIXA
CAIXA
Fabricada em polipropileno injetado ou expandido de alta resistência,
proporciona grande resistência às vibrações que ocorrem em serviço nos diversos
tipos de terreno. A caixa tem função de acomodar os blocos formados pelas
placas que constituirão cada elemento da bateria, sendo que na bateria
automotiva, normalmente, tem 6 vasos de forma a constituir bateria de 12 volts
TAMPA
TAMPA
Fabricada em polipropileno injetado ou expandido de alta resistência mecânica.
Tem a função de manter os vasos selados, impedindo a saída de eletrólito do
interior da bateria para o ambiente externo ou a entrada de substâncias
estranhas para o interior da bateria. AS TAMPAS PODEM SER AINDA DE DOIS TIPOS:
TAMPAS CONVENCIONAIS: Dotadas de rolhas com orifício para saída de gases
gerados no interior da bateria. Dutos que direcionam os gases para a parte
externa da bateria e rolhas estanques. TAMPAS PARA BATERIA SELADAS COM RESPIRO
DE GÁS CANALIZADO: Contêm câmara de condensação com saída de gases direcionada
através de respiros canalizados, rolhas estanques não removíveis, pastilhas
anti-chamas e indicador do estado de carga.
CÂMARA DE CONDENSAÇÃO
CÂMARA DE CONDENSAÇÃO
Peça que faz parte da tampa, cuja função é recuperar a água que é evaporada do
interior da bateria durante o uso, permitindo que ela se condense e retorne
para o interior dos vasos.
PASTILHAS ANTI-CHAMA
Estas pastilhas permitem a saída dos gases produzidos durante o uso e protegem a bateria contra a entrada de faíscas ou chamas, evitando danos(explosão).
Estas pastilhas permitem a saída dos gases produzidos durante o uso e protegem a bateria contra a entrada de faíscas ou chamas, evitando danos(explosão).
INDICADOR DE
CARGA(CHARGE EYE)
O indicador de carga está embutido na tampa das baterias e tem a função de
indicar o estado de carga em que se encontra a bateria. Possui uma esfera verde
que está dentro de um suporte fixado na haste transparente de plástico do
indicador de carga. Há uma densidade pre-determinada do eletrólito a esfera irá
elevar-se dentro do suporte, tornando visivel o ponto verde no centro do
indicador.
BLOCO DE PLACAS
BLOCO DE PLACAS
E o conjunto de placas positivas, negativas e separadores interligados por
conexões. Cada bloco produz 2,1v em circuito aberto (com plena carga).
GRADE
São peças feitas de placas de liga de chumbo que possuem a função de condutor elétrico e suporte para a massa ativa.
GRADE
São peças feitas de placas de liga de chumbo que possuem a função de condutor elétrico e suporte para a massa ativa.
BY.: Bruno Bonfim Lopes
Falta informar CCA (25ºC) e CCA (-18ºC).
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