domingo, 29 de janeiro de 2012

Elétrica - Bateria




A bateria tem a função de fornecer energia ao motor de partida e ao sistema de ignição do automóvel, além de alimentar todo o sistema elétrico quando o motor está desligado. A durabilidade de uma bateria depende da qualidade do produto e também do cuidado do motorista com o automóvel. Se a bateria for de boa qualidade e se o sistema elétrico passar por manutenções preventivas, ela pode durar até cinco anos ou mais.
Para aumentar a durabilidade da bateria , a primeira orientação é garantir que o sistema elétrico do veículo esteja em boas condições, nas especificações determinadas pelo fabricante e, especialmente, que seja compatível com a capacidade do alternador.
componente fundamental para a durabilidade da bateria é o regulador de tensão do alternador, que, além de outras funções, controla a quantidade de energia que deve ser fornecida pelo alternador para a correta recarga da bateria.
O motorista também deve evitar ações que geram a descarga profunda da bateria, como, por exemplo, manter os faróis, som ou luzes internas ligados, enquanto o veículo está desligado. Outra orientação é não deixar o veículo por vários dias sem funcionamento, pois, mesmo nessa condição, a bateria continua fornecendo energia ao sistema elétrico do automóvel, como por exemplo, unidades de comando, alarme, etc.
Por ser um dispositivo que funciona a partir de reações químicas, a bateria também sofre muitas influências das variações climáticas. Temperaturas muito altas aceleram o desgaste de seus componentes, mas é no frio que o consumidor deve ter cuidado redobrado. As baixas temperaturas causam contração dos componentes metálicos do motor, o que torna a partida mais difícil e, conseqüentemente, há mais consumo da energia. Portanto, o inverno é a melhor época para checar se a bateria está em boas condições.
CICLO DE DESCARGA
No processo de descarga, o chumbo do material ativo das placas positivas se combina com o radical sulfato do ácido sulfúrico, formando sulfato de chumbo nas placas positivas. Ao mesmo tempo, ocorre uma reação similar nas placas negativas. O chumbo esponjoso das placas negativas se combina com do ácido sulfúrico,formando(PbSO4). Deste modo, ambas reações consome o sulfato do ácido sulfúrico, fazendo com que haja cada vez menos ácido sulfúrico no eletrólito. Portanto, à medida que a descarga progride, a densidade do eletrólito diminui. A densidade do eletrólito pode ser medida com um decímetro.
          CAIXA 
Fabricada em polipropileno injetado ou expandido de alta resistência, proporciona grande resistência às vibrações que ocorrem em serviço nos diversos tipos de terreno. A caixa tem função de acomodar os blocos formados pelas placas que constituirão cada elemento da bateria, sendo que na bateria automotiva, normalmente, tem 6 vasos de forma a constituir bateria de 12 volts
         TAMPA
Fabricada em polipropileno injetado ou expandido de alta resistência mecânica. Tem a função de manter os vasos selados, impedindo a saída de eletrólito do interior da bateria para o ambiente externo ou a entrada de substâncias estranhas para o interior da bateria. AS TAMPAS PODEM SER AINDA DE DOIS TIPOS: TAMPAS CONVENCIONAIS: Dotadas de rolhas com orifício para saída de gases gerados no interior da bateria. Dutos que direcionam os gases para a parte externa da bateria e rolhas estanques. TAMPAS PARA BATERIA SELADAS COM RESPIRO DE GÁS CANALIZADO: Contêm câmara de condensação com saída de gases direcionada através de respiros canalizados, rolhas estanques não removíveis, pastilhas anti-chamas e indicador do estado de carga.
        CÂMARA DE CONDENSAÇÃO  
Peça que faz parte da tampa, cuja função é recuperar a água que é evaporada do interior da bateria durante o uso, permitindo que ela se condense e retorne para o interior dos vasos.
        PASTILHAS ANTI-CHAMA
Estas pastilhas permitem a saída dos gases produzidos durante o uso e protegem a bateria contra a entrada de faíscas ou chamas, evitando danos(explosão).
        INDICADOR DE CARGA(CHARGE EYE)
O indicador de carga está embutido na tampa das baterias e tem a função de indicar o estado de carga em que se encontra a bateria. Possui uma esfera verde que está dentro de um suporte fixado na haste transparente de plástico do indicador de carga. Há uma densidade pre-determinada do eletrólito a esfera irá elevar-se dentro do suporte, tornando visivel o ponto verde no centro do indicador.
       BLOCO DE PLACAS
 E o conjunto de placas positivas, negativas e separadores interligados por conexões. Cada bloco produz 2,1v em circuito aberto (com plena carga).
      GRADE
São peças feitas de placas de liga de chumbo que possuem a função de condutor elétrico e suporte para a massa ativa.



BY.: Bruno Bonfim Lopes

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