Divisão
do motor a Diesel
É
dividido basicamente em Cabeçote, bloco e Carter.
Cabeçote
do motor
O
cabeçote é a parte superior do motor. Normalmente os cabeçotes de motores
resfriados a água são fabricados em ferro fundido, e em circunstâncias
especiais que exige pouco peso, são fabricados em alumínio.
Atualmente, quase todos os motores apresentam as válvulas no
cabeçote. No cabeçote dos motores de quatro tempos existe para cada cilindro,
uma válvula de descarga, uma válvula de admissão, uma câmara de combustão, um
coletor de admissão, um coletor de descarga.
Bloco do motor
O bloco de cilindros é a maior peça de um motor e tem a
função de integrar todas as demais. Dentro do bloco há galerias e orifícios
para a circulação do óleo lubrificante nos componentes móveis internos do
motor. Há também câmaras internas para circulação da água de refrigeração. Os
cilindros podem ser fixos no bloco ou removíveis, chamados de camisas. As
camisas podem ser do tipo "molhada" ou "seca". O tipo
"molhada" é aquele no qual a água do sistema de arrefecimento tem
contato direto com a camisa. O do tipo "seca" é aquele que faz
contato indireto através do bloco. As camisas, quando desgastadas, podem ser
substituídas por outras novas. Dando assim sobrevida ao bloco do motor.
Cárter do motor
O cárter é a parte inferior do motor.
Nos motores de quatro tempos é basicamente o reservatório de óleo lubrificante.
A bomba de
óleo lubrificante está localizada no cárter.
BY.: Bruno Bonfim Lopes
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