Bomba Injetora é um sub-sistema de alimentação dos motores diesel. O sistema utilizado inicialmente em motores estacionários Rover é responsável pelo bombeamento de óleo em alta pressão, nos grupos geradores e nas grandes maquinas de navios, posteriormente nos veículos menores como caminhões e automóves.Consiste num sistema de bombeamento mecânico a pistões que funciona imerso e lubrificado no próprio óleo combustível.
O sistema é calculado para fornecer alta pressão de (Hoje chega-se a mais de
2000 Bar ) na
agulha do bico (Firad)e assim vencer a contrapressão do oxigénio no interior do cilindro já
comprimido. Essa operação que acontece no momento da compressão e exato
instante que o êmbolo do pistão encontra-se 6º antes do ponto
morto superior, uma quantidade predeterminada de combustível é pulverizado. Na
realidade, as válvulas que retém o bico injetor fechado, é que cedem “sob
pressão” e liberam a passagem do óleo, que entra atomizado na câmara e detona.
Os motores Série "B" usam BOMBAS INJETORAS
DE COMBUSTÍVEL DO TIPO "DISTRIBUIDOR", ("bombas rotativas")
fornecidas pela LUCAS/CAV. ou pela R. BOSCH. Em aplicação Komatsu a bomba
injetora é em linha da Bosch, ressalto na árvore de comando. O fluxo de
combustível se inicia quando a bomba de transferência suga combustível do
tanque de combustível. A bomba de transferência fornece combustível a baixa
pressão (20,7 a 48,3 KPa) (3 a 7 PSI) para o cabeçote do filtro de combustível,
através do filtro, e finalmente para a bomba injetora.
Bombas injetoras em linha Tipo Bosch. São dois os
tipos de bomba Bosch, o qual para a aplicação na escavadeira hidráulica Komatsu
é aplicada a bomba para motores estacionários, o outro é para a aplicação
veicular. Quanto ao outro tipo de Bomba Injetora é o CAV que é tipo rotativo,
em que o fabricante tem como opção na aplicação. A bomba injetora
eleva a pressão do combustível para os valores necessários para serinjetado nas
câmaras de combustão. Este combustível sob alta pressão é levado a cada injetor
através de tubos individuais de alta pressão.
BY.: Bruno Bonfim Lopes
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