Turbo
compressor
Turbocompressores
é um tipo de sistema de indução forçada. Eles comprimem o ar que entra no
motor. A vantagem da compressão do ar é que isso permite ao motor receber mais
ar dentro de um cilindro - e mais ar significa que mais combustível pode ser
adicionado. Obtém-se, portanto, mais potência das explosões em cada cilindro.
Um motor turbocomprimido produz mais potência do que o mesmo motor sem o
dispositivo. Isso pode melhorar significativamente a relação peso/potência do
motor.
Para
conseguir essa compressão do ar, o turbo compressor utiliza o fluxo dos gases
de escapamento do motor para girar uma turbina, que, por sua vez, gira um compressor.
A turbina no turbo compressor gira a velocidades de até 150 mil rotações por
minuto (RPM), aproximadamente 30 vezes mais rápido do que a maioria dos motores
de automóveis, e, como está ligada ao escapamento, a temperatura dentro dela
também é bem elevada.
Uma das maneiras mais garantidas de se obter mais potência de
um motor é aumentar a quantidade de ar e de combustível que ele pode queimar.
Uma forma de se fazer isso é adicionando cilindros ou tornando maiores os cilindros
existentes. Porém, algumas vezes, essas alterações não são possíveis. Um turbo
pode ser uma forma mais simples e compacta de adicionar potência, especialmente
como acessório vendido em lojas ou oficinas de preparação de motores.
Turbocompressores permitem que um motor queime mais ar e
combustível ao colocá-los em maior quantidade dentro dos cilindros existentes.
A pressão de superalimentação típica fornecida por um Turbocompressor é de 6 a
8 libras por polegada quadrada (lb/pol2). Como a pressão atmosférica normal é
de 14,7 lb/pol2 ao nível do mar, o turbo coloca 50% mais ar no motor. Com isso,
espera-se um ganho de 50% na potência do motor, mas, por não haver eficiência
na mesma proporção, é normal atingir um ganho de 30% a 40%.
Uma causa da ineficiência vem do fato de que a potência para
girar a turbina não é livre. Ter uma turbina no fluxo de escapamento aumenta a
restrição de saída dos gases queimados. Isso significa que, no curso de
escapamento, o motor tem que empurrar uma contrapressão. Isso faz diminuir um
pouco a potência. Um Turbocompressor ajuda em altitudes elevadas, onde o ar é
menos denso. Motores normais têm perda de potência em altitudes elevadas, pois,
para cada curso do pistão, o motor recebe uma massa de ar menor. Um motor
turbocomprimido pode ter também redução de potência, mas a redução é menos
problemática, já que o ar mais fino é mais fácil de ser bombeado pelo
Turbocompressor. O Turbocompressor é parafusado ao coletor de escapamento do
motor. O fluxo dos gases queimados que sai dos cilindros gira a turbina, que
funciona como um motor de turbina a gás. A turbina é conectada por uma árvore
ao compressor localizado entre o filtro de ar e o coletor de admissão. O
compressor pressurizado o ar que vai para os cilindros.
Os gases de escapamento, ao deixar
os cilindros, passam pelas palhetas da turbina, fazendo-a girar. Quanto mais
gases passam pelas palhetas, mais rapidamente elas giram. Do outro lado da
árvore à qual a turbina está conectada, o compressor bombeia ar para dentro dos
cilindros. O compressor é um tipo de bomba centrífuga que suga o ar para dentro
no centro de suas palhetas e lança-as para fora à medida que gira.
Para aguentar velocidades de até 150 mil RPM, a árvore da
turbina tem que estar cuidadosamente sustentada. A maioria dos rolamentos
explodiria a velocidades como essa, portanto, a maioria dos Turbocompressores
utiliza um mancal fluido. Esse tipo de mancal mantém a árvore em uma fina
camada de óleo que é constantemente bombeada em torno dela. Isso serve a dois
propósitos: resfria a árvore e algumas das outras peças do Turbocompressor e
permite que o eixo gire sem muito atrito.
BY.: Bruno Bonfim Lopes
Oi Bruno por acaso tem alguma ideia de como fazer uma maquineta para medir o fluxo de ar num turbo para afinar a geometria variavel TGV.
ResponderExcluirOu por acaso tem conhecimento de quem me poderia ajudar?
Desde ja muito grato.
Alvaro