A função da válvula
termostática é controlar a temperatura do motor. Ela possui um bulbo com cera
que se expande ou contrai em função da temperatura do fluído que a envolve.
Esse bulbo com cera controla mecanicamente a válvula que abre e fecha a
passagem do fluído de arrefecimento do motor até a entrada da bomba de água ou
do radiador.
Quando o fluído de
arrefecimento atinge a temperatura de trabalho, as válvulas se abrem e parte do
fluxo migra para o radiador. A válvula termostática exerce duas tarefas muito
importante: Quando fechada acelera o processo de aquecimento do motor até a
temperatura ideal de funcionamento, impedindo a circulação de água pelo
radiador. Neste caso, a água circula entre a bomba, bloco e cabeçote.
Mantém a temperatura do motor em nível ideal para o bom funcionamento, através da regulagem da abertura e fechamento da passagem para o radiador. Nunca remova a válvula termostática do motor. Se tiver algum problema, verifique em uma oficina autorizada a causa.
Mantém a temperatura do motor em nível ideal para o bom funcionamento, através da regulagem da abertura e fechamento da passagem para o radiador. Nunca remova a válvula termostática do motor. Se tiver algum problema, verifique em uma oficina autorizada a causa.
Quando o motor atingir a temperatura
normal de funcionamento, o sistema de arrefecimento estará sob uma pressão
entre 1,0 e 1,5 bar, o que faz com que o ponto de ebulição da água mude de 100º
C para 125ºC. Como consequência disto, o motor pode trabalhar com pontos
internos de temperatura superiores a 100ºC, sem que exista o perigo da formação
de vapor de água no sistema.
Com o aquecimento do motor, a válvula
termostática abre gradativamente a passagem de água refrigerada do radiador, e
fecha a passagem do circuito do motor.
Cada motor, dependendo de sua
fabricação, do tipo de combustível que utiliza, trabalha com uma temperatura
específica, por isso, usa uma válvula termostática específica.
A avaliação quanto ao funcionamento da
válvula termostática deve ser feita através da comparação entre as distâncias
nas temperaturas de início e final de abertura.
Sabendo-se que a água vai passar pelas
galerias do motor, tubos, bomba d’água, radiador e reservatório, fazendo um
ciclo, você já possui o entendimento
básico do sistema de arrefecimento. No entanto, os engenheiros sempre colocam algo mais.
Enquanto o motor está frio, a válvula
termostatica fica fechada, deixando a água circular apenas dentro do motor. Com
isso, ele atinge certa temperatura e
fica numa condição quase que perfeita de funcionamento. Deixar o motor quente logo no inicio
ajuda na queima do combustível (principalmente álcool) e até na deformação que
os pistões devem sofrer.
Quando o motor esquenta, normalmente a 70º C,
a válvula se abre e o liquido começa a circular pelo sistema todo, passando
pelo radiador, sofrendo troca de temperatura e voltando ao motor. A função do sistema de arrefecimento não é
deixar o motor gelado, mas sim impedir que ele passe da temperatura aceitável, que é na maioria dos casos, 100º C.
Com o sistema trabalhando assim, o motor não fica muito frio e nem muito
aquecido.
A desculpa que alguns mecânicos e até leigos
dão para remover a válvula, é que com ela o motor fica sobre aquecido, mas isso é uma grande mentira. Como eu já disse antes, a válvula se
abre antes dos 100º C. O que pode acontecer, é que a válvula tenha algum
defeito e fique travada. Quando isso acontece, basta trocá-la.
É sempre bom ficar de olho nos componentes do
sistema de arrefecimento. O mais visível é o radiador, mas você verifica o restante? Mangueiras com rachaduras,
abraçadeiras corroídas, cebolão em perfeito estado de funcionamento. Aliás, foi
bom ter falado do cebolão.
O cebolão do radiador tem o papel de medir a
temperatura do liquido/motor. Pelo fato de ser um componente metálico e ficar
em contato permanente com a água, que por muitas vezes não é a desmineralizada,
acaba acontecendo uma corrosão.
Com o acumulo de sujeira no sistema, ou mesmo
a falta dos fluidos necessários, a leitura da temperatura pode ficar
comprometida. Você só vai perceber que o motor aqueceu quando ver aquele vapor
subindo.
BY.: Bruno Bonfim Lopes
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