segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Temperatura ideal do Motor a Diesel




A faixa adequada de temperatura do líquido de arrefecimento do motor é de 75°C a 95°C. Porque se a temperatura do líquido for muito baixa, o motor não poderá desenvolver toda a sua potência. Neste caso haverá vazamentos de óleo para o cilindro, causando pressão excessiva durante a queima com a mistura normal de combustível, criando formação de carbono, óleo sujo e sopro no cárter. A temperatura do líquido muito alto, além de superaquecer o motor, acelera a deterioração do óleo lubrificante, vedadores e anéis “O”.
O motor de combustão interna ciclo Diesel, é uma máquina térmica que gera potência e consequentemente temperatura, que em índices alterados torna-se um empecilho para o motor, contribuindo para o desgaste e perda da vida útil das peças e conjuntos mecânicos. A temperatura ideal para o bom funcionamento do motor fica em torno dos 75ºC a 95ºC. A temperatura é um fator muito importante para que o motor forneça toda a sua potência, se fizermos uma análise, o combustível que explode no terceiro tempo do ciclo de funcionamento gera calor, expansão de gases e consequentemente a geração de movimento.É ai que precisamos observar que a cada ciclo do motor este processo acontece e o calor das explosões é transferido para todas as peças fixas e conjuntos móveis do motor. Os conjuntos móveis e as peças fixas são fabricados com certa tolerância dimensional, e quando o calor incide sobre estes materiais acaba trabalhando na estrutura atômica, os materiais se expandem, e as peças, quando ultrapassam as medidas toleráveis, acabam não funcionando como deveriam, por exemplo, o pistão com os anéis podem trancar dentro do cilindro ou ainda as capas de mancais do virabrequim trancam o eixo em função de muita dilatação do material. O cabeçote também sofre com a temperatura, se empenando e gerando perda de potência do motor, necessitando do processo de retífica destes componentes.
Os motores são equipados com sistemas como o de arrefecimento e lubrificação para controlar a temperatura e reduzir o efeito da temperatura sobre os componentes do motor. A temperatura elevada ainda causa a pré-ignição e detonação gerando falhas no funcionamento do motor. Ao contrário do que se pensa, temperaturas abaixo da ideal a do funcionamento do motor também geram falhas, o motor quando não alcança a temperatura térmica de funcionamento gera perda de potência e funcionamento irregular do motor, o consumo aumenta e o desgaste das peças também ocorre devido a folga entre os componentes causado pela redução dimensional nos componentes em função da baixa temperatura.Nos dois modos de trabalho, com temperatura levada aos dois extremos, o motor gera desgaste, consumo, problemas com a ignição e perda da vida útil de funcionamento, por isso, é necessário um excelente controle e manutenção preventiva do automóvel.


BY.: Bruno Bonfim Lopes

10 comentários:

  1. Bom dia estou trabalhando com uma colhedora de cana e ela tá esquentando e normal alguns
    motores esquentar ou tem algo de errado

    ResponderExcluir
  2. Meu atego 2430 está esquentando na subida até 98 graus ,é normal?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia meu carro e um Accor 2008 e ele está subido a temperatura rapdrá o que devo fazer

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde trabalho com volvo vm 330 e está jogando água pelo reservatório oque pode ser

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Tenho um GMC 14-190 com motor do 1620 e ele vazio(leve sem carga) na estrada chega a 90° no marcador de temperatura é normal???

    ResponderExcluir
  6. B noite tenho uma van Kia acima de 90 km p hr ela chega a dar 98 graus e normal ?

    ResponderExcluir
  7. boa tarde tenho 1935 ela esquentou jogou agua fora tenperatura foi 110 grau ponhei agua radiador abaixou mais depois motor esfriou comeco joga oleo na vareta carte

    ResponderExcluir
  8. MEU Q20B ESTA TODO NOVO , E AO LIGAR ATEMPERATURA DEMORA DE MAIS A CHEGAR NO MEIO DO MARCADOR E ATE LA FICA AQUELA FUMAÇÃO BRANCA A MEDIDA Q ELE CHEGA A TEMPERATURA A FUMAÇA DESAPARECE , MAIS DEMORA DE MAIS , ERÁ Q MINHA VALVULA ESTA RUIM?

    ResponderExcluir
  9. Estou cm um motor Scania trabalhando a 95 graus está coreto essa temperatura?depois da troca do sensor

    ResponderExcluir
  10. Qual a temperatura ideal do 366 sem interculler

    ResponderExcluir