quinta-feira, 8 de março de 2012

Válvulas Hidráulicas




A pressão máxima do circuito hidráulico pode se controlada com o uso de uma válvula limitadora de pressão normalmente fechada.
Com a via primária da válvula conectada à pressão do sistema, e a via secundária conectada ao tanque, o carretel no corpo da válvula é acionado por um nível predeterminado de pressão, e neste ponto as vias primária e secundária são conectadas, e o fluxo é desviado para o tanque.

Válvulas de Retenção
As válvulas de retenção são aparentemente pequenas quando comparadas aos outros componentes hidráulicos, mas elas são componentes que servem a funções importantes e muito variadas.
Uma válvula de retenção consiste basicamente de corpo da válvula, vias de entrada e saída e de um assento móvel que é preso por uma mola de pressão.

Válvulas de Controle de Fluxo
A função da válvula controladora de fluxo é a de reduzir a vazão em uma linha do circuito. Ela desempenha a sua função por ser uma restrição maior que a normal do sistema. Para vencer a restrição é necessária uma pressão maior provocando o desvio do fluxo para outra parte do circuito, ou promovendo a abertura da válvula limitadora de pressão deslocando o fluxo para o reservatório. São utilizadas quando se deseja controlar a velocidade em determinados atuadores.

Válvulas Direcionais
Em sua grande maioria, os circuitos hidráulicos necessitam de meios para se controlar a direção e o sentido do fluxo de fluido.
Através desse controle, podem-se obter movimentos desejados dos atuadores (cilindros, motores e osciladores hidráulicos, etc.), de tal forma que, seja possível se efetuar o trabalho exigido.
O processo mais utilizado para se controlar a direção e sentido do fluxo de fluido em um circuito, é a utilização de válvulas de controle direcional, comumente denominadas apenas de válvulas direcionais. Esses tipos de válvulas podem ser de múltiplas vias que, com o movimento rápido de um só elemento, controla a direção ou sentido de um ou mais fluxos diversos de fluido que vão ter à válvula.

Válvulas manuais
Elas permitem bloqueio total e/ou passagem de fluido numa determinada tubulação de acordo com a posição do obturador, que geralmente é manipulado para bloqueio total ou passagem total do fluido. As válvulas manuais de um modo geral continuam a ser empregadas em larga escala em todo o tipo de indústria, pois sua utilidade é primordial em diversas situações e em diferentes etapas em inúmeros processos industriais.
Existem quatro métodos principais para realização do controle de fluxo através de válvulas, podendo assim, serem classificadas:

Válvula Globo e de Agulha
Um disco ou tampão é projetado dentro ou contra uma abertura;

Válvula esférica ou gaveta
Uma cunha ou uma superfície esférica se move através da abertura;

Válvula Borboleta
Um disco é rotacionado sobre um eixo perpendicular ao diâmetro de um corpo cilindrico;

Válvula de Diafragma
Uma membrana é empurrada em direção ao fluxo.

Válvulas Elétricas
Utilizando-se válvulas acionadas eletricamente, os circuitos pneumáticos e hidráulicos tendem a se tornar mais simples.
As válvulas acionadas eletricamente geralmente são chamadas de solenoides, ou seja, um fio elétrico enrolado em um carretel. É uma bobina.
Além do acionamento eletromagnético, utilizado nas válvulas solenoides, os comandos que acionam o carretel podem ser:
Manuais: por meio de alavancas, botões ou pedais.
Mecânicos: por meio de batentes, roletes e molas.
Pneumáticos ou Hidráulicos: por meio do próprio fluído



BY.: Bruno Bonfim Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário